Avanzan as biopsias líquidas para monitorar o cáncer

928

 

Quando o câncer é diagnosticado, os médicos geralmente têm diferentes opções de tratamento para indicar. Agora, com o avanço das biópsias líquidos a partir de amostras de sangue de pacientes, ele poderia escolher a terapia mais adequada ou alterá-lo mais cedo se ele não funciona bem.

Esta semana na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago, os resultados de um dos maiores estudos de biópsias líquidos atendidas. Estes ensaios não envolvem a aspiração ou remoção de tecido de pacientes como fazem biopsias convencionais, que pode necessitar de uma agulha ou cirurgia. Mesmo biópsias líquidos são menos dolorosas, porque eles não são invasivos, porque eles usam apenas a amostra de sangue de pacientes, onde você pode encontrar DNA das células tumorais. Desde que o DNA do tumor, as mutações pode ser rastreados têm cada paciente e monitorar a progressão da doença, receberá tratamento.

O estudo mostrou «a veracidade da abordagem da biópsia líquida», disse Philip Mack, diretor de Farmacologia Molecular do Centro de Câncer Integrative na Universidade da Califórnia em Davis, EUA, que apresentou os resultados na conferência. O trabalho considerou os resultados de mais de 15.000 biópsias líquidos a partir de pacientes que já tinham sido diagnosticados com 50 tipos de cancros, incluindo pulmão, mama e cólon. Foi utilizado um tipo de teste que custa R $ 5.800 e permite rastrear mutações relacionadas com os genes do câncer.

Os resultados de biópsias líquidos comparado directamente com 400 biópsias de pacientes convencionais. Em certos casos, se uma mutação no sangue também foi identificado em mais é 94% dos tumores. «Foi um estudo de concordância para ver se os resultados de biópsias líquido são representativos de biópsias convencionais. Foi concordância fornece sim e biópsias líquidos poderia ser útil em casos em que existem mutações já identificadas. A obtenção de biópsia sólido pode ter problemas em preservar amostras de tecido. A biópsia líquida poderia superar o problema preservar amostras, mas seria mais caro nos primeiros anos, e terá de demonstrar uma maior sensibilidade para não relatar falsos negativos «, disse o biólogo molecular Yanina Powazniak, diretor técnico da Biomarkers, que será em breve um estudo sobre biópsias líquidos na Argentina.

«A biópsia líquida é um enorme passo em frente para a implementação de terapias personalizadas. Para terapias diretos, os médicos precisam para obter o tecido do paciente. Muitas vezes difícil em pacientes com câncer de pulmão. Portanto, a biópsia líquida é uma enorme oportunidade porque nos permite estudar as mudanças moleculares no sangue em vez de tecido biópsia e, assim, ser capaz de oferecer aos pacientes um tratamento mais personalizado «, disse Clarin Claudio Martin, cabeça oncologia torácica no Instituto Fleming Alexander e médico Maria Ferrer Hospital da Capital. Há muito ainda a ser investigado, mas há grandes expectativas porque biópsias poderiam fornecer um grande mercado. Já existem 12 empresas que desenvolvam ou oferecem biópsias líquidos. Na semana passada, a autoridade de saúde dos EUA É aprovado o primeiro líquido de teste de biópsia para ser utilizada em até 20% dos pacientes com células não pequenas do cancro do pulmão, em combinação com um fármaco que já está autorizado.

Na Argentina Yase usado para tumores de pulmão e de cólon

Na Argentina, a partir de amostras de sangue, biópsias líquidos para pacientes com cancro do pulmão e de cólon já fazem. «As biópsias são usados ​​para identificar mutações em pacientes já diagnosticados com câncer. Possível determinar a sensibilidade ao tratamento, ou se as células de tumor resistentes. Com os resultados da biópsia, os médicos podem mudar tratamentos mais cedo. Ele vai chegar câncer cronificar «, disse Clarin Juan José Capria, diretor médico da empresa Argenomics. Esta empresa recebeu recentemente uma concessão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para incorporar o primeiro dispositivo digital PCR no país, que serve para ser usado quando as biópsias são feitas com o máximo de sensibilidade.

 

Fuente:  http://www.clarin.com/sociedad/Avanzan-biopsias-liquidas-monitorear-cancer_0_1591041062.html