Avanza projeto para estabelecer um sistema de registros médicos digitais em todo o país

1271

Das Comunicações e Tecnologia da Informação da Comissão da Câmara dos Deputados deu o seu parecer hoje o projeto para a criação de sistema nacional integrado de registros médicos computadorizados em todo o país, a iniciativa de digitalizar os registros dos pacientes para que eles possam ser consultados em qualquer lugar para ser atendidas.

É um projecto iniciado pelo vice-Ziebart Cristina (Frente para a Vitória-Santa Cruz), que já é capaz de estar no local, e recebeu hoje o apoio da Comissão de Comunicações presidido Mario Oporto (Frente de Victoria).

O projeto de lei propõe a criação do registro médico computadorizado (HCI) como um documento vinculativo, organizados em ordem cronológica, o apoio computador individual e completa «, que menciona de apoio todas as acções realizadas pelos profissionais de saúde e assistentes de saúde cada paciente. »

O objeto é «a integração e organização das informações de saúde das pessoas no país, por meio do uso de tecnologias apropriadas, a fim de contribuir para a prestação ea qualidade dos serviços de saúde e melhor definição da eficiente políticas públicas nesta área através da informação estatística resultante da sua aplicação «, disse o comunicado.

De acordo com o projeto, o paciente ou seu representante legal «tem o direito de proteger a totalidade ou parte dos dados que considerem necessárias», e pode ter uma cópia de seu HCI, electronicamente ou em papel, se assim for solicitado.

Ele também afirma que o paciente pode controlar os acessos feitos à informação clínica contida no sistema informatizado de registro do paciente, a fim de verificar a sua legitimidade.

De acordo com a norma, qualquer paciente registrado com um HCI terá um cartão de saúde que contenha os dados de nome, identidade eo endereço dos mesmos dados e da estação instituição hospitalar.