Recursos Humanos Global de Estratégia para a saúde: o pessoal de saúde em 2030

1018

Apresentamos aqui os pontos fundamentais do projecto que foi submetido à discussão na última Assembleia da Organização Mundial da Saúde Junho de 2016.

O documento é dirigido a todos os parceiros e também as partes interessadas da indústria, incluindo pública multilateral de desenvolvimento e empresas privadas, associações profissionais, ensino superior e formação profissional, os sindicatos, os parceiros bilaterais e organizações internacionais e sociedade civil.

Em seguida, descrever brevemente os principais pontos:

Objectivo: garantir a disponibilidade, acessibilidade, aceitabilidade e qualidade do pessoal de saúde através de um investimento adequado ea implementação de políticas eficazes a nível nacional, regional e global, a fim de proporcionar uma vida saudável para as pessoas de todas as idades e promover desenvolvimento sócio-económico equitativo, fornecendo oportunidades de emprego decente.

Os princípios que sustentam: ajudar os governos a estabelecer modelos ideais para o pessoal de saúde, a fim de fornecer e focados na pessoa que responde às expectativas do paciente socioculturais sobre os serviços de saúde integrados, bem como de reforçar a comprometimento da capacidade e participação activa da população no processo de produção de cuidados de saúde.

Garantir o direito dos trabalhadores de saúde da discriminação em razão do sexo e da violência no local de trabalho e do trabalho digno para todos.

Facilitar a integração dos serviços sociais e de saúde através da adopção de uma abordagem holística focada nas necessidades da população.

Promover a colaboração ea solidariedade internacionais com base no interesse comum e responsabilidade compartilhada, e garantir que o recrutamento é realizado em conformidade com os princípios éticos.

Levante compromisso político e incentivar a colaboração entre os diferentes grupos e setores, tanto públicos como privados, para garantir a eficácia das medidas tomadas no domínio do RHS.

Certifique-se de que o apoio da OMS cooperação normativa e técnica questões uniforme e integrada em todos os níveis organizacionais

O documento apresentado para apreciação considera os recursos humanos como um elemento transversal que facilita a prestação de inúmeros serviços prioritários, e complementa e reforça uma série de estratégias relacionados desenvolvidos pela OMS e das Nações Unidas, especialmente reafirma a importância do Código Global de Conduta OMS sobre o recrutamento internacional de pessoal de saúde e defensores e focados os objectivos e princípios da estratégia global das mulheres das Nações Unidas saúde, criança e adolescente, a estratégia global da OMS sobre os serviços de saúde integrados na pessoa, o plano de acção para todos os recém-nascidos, as metas de planejamento familiar em 2020, o plano global para eliminar infecções por HIV em crianças, a nova estratégia da ONUSIDA para o período 2016-2021 e do plano ação global para a prevenção e controlo de doenças não transmissíveis, entre outras iniciativas.

Esta estratégia cruz é a principal forma que permita atingir as metas para a cobertura de todos os serviços prioritários, e diz respeito não apenas médicos, enfermeiros e parteiras, mas todos os profissionais de saúde, incluindo a trabalhadores da saúde pública, médicos de família intermediários, farmacêuticos, técnicos de laboratório, responsáveis ​​pela cadeia de fornecimento, fisioterapeutas, dentistas e profissionais de saúde bucal e pessoal paramédico e apoio. A estratégia também diz respeito ao pessoal dos serviços sociais em geral, na medida em que uma maior integração do pessoal de saúde e serviços sociais também podem melhorar a assistência em curso para uma população cada vez mais envelhecida.

Estratégia Global sobre recursos humanos para a opções de política de saúde dos Estados-Membros da OMS proposto, as responsabilidades das recomendações Secretaria dela OMS para estabelecer e outras partes interessadas sobre a forma de atingir os seguintes objectivos são formulados:

1) otimizar o pessoal existente de acelerar a realização da cobertura de saúde universal e objectivos de desenvolvimento sustentável.

2) compreender as necessidades futuras dos sistemas de saúde e se preparar para eles, aproveitando o crescimento dos mercados de trabalho no setor para aumentar a criação de emprego eo crescimento económico.

3) reforçar a capacidade institucional para implementar a Estratégia); e

4) recolher mais dados sobre o RHS para melhorar o monitoramento ea transparência da implementação bem sucedida de estratégias nacionais e a Estratégia Global em si.

Em conclusão: formação e informação parecem ser as palavras-chave neste projeto.