Patenteou um potencial péptido antibiótico

711

Pesquisadores da Universidade Nacional da Colômbia (ONU) patentearam um potencial antibiótico peptídico. Esta conquista é o resultado do trabalho pela frente mais de uma década por pesquisadores Viktor Lemeshko e Sergio Peralta Orduz da Faculdade de Ciências Medellín atrás.

Eles laboratório simulado um segmento de 33 aminoácidos (péptido) a partir do serotipo Cry11Bb proteína da bactéria Bacillus thuringiensis. medellin, presente no solo, originária da Colômbia, que foi muito ativo quando testado em microorganismos patogênicos, ou seja, aqueles que causam a doença.

O péptido (proteína pequena) sintético perfura células BTM-P14 Escherichia coli (E. coli), que é encontrado no tracto intestinal e é responsável pela doença diarreica grave (ADD), um dos problemas mais importante de saúde pública no mundo.

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) eo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) mostram que E. coli provoca entre cinco e seis milhões de mortes por ano em crianças nos países em desenvolvimento (África e Ásia, especialmente). De facto, é a segunda causa geral de mortalidade infantil.

Ele também ataca o Staphylococcus aureus, bactérias multirresistentes, causando foliculite (inflamação dos folículos da pele), conjuntivite (inchaço da membrana que reveste o interior das pálpebras), meningite (estado do revestimento do sistema nervoso Central) e pneumonia (inflamação dos pulmões).

Da mesma forma, o combate peptídeo Enterococcus faecalis, microorganismo responsável por 10% das infecções nosocomiais (adquirida em clínicas e hospitais) a nível mundial, de acordo com a Agência de Saúde Pública do Canadá. Também se faz com que as infecções em bexiga e próstata e é resistente aos antibióticos.

A actividade antitumoral do péptido sintético foi mostrado por cultura de células Jurkat e U937. A primeira consiste em uma linha usada para estudar leucemias celulares, e este último é especializado no estudo do linfoma, câncer que começa no sistema linfático.

Como para as plantas, o composto ataca a bactéria Ralstonia solanacearum, que causa a murcha bacteriana da batata, por exemplo; e em relação aos insetos, elimina larvas do mosquito Aedes aegypti e Anopheles albimanus, transmissores de malária, febre amarela, dengue, chikungunya e zika.

É provável que a biologia e física, cada um separadamente, não tinham encontrado um péptido com todas as propriedades mencionadas, porque as ciências exactas também têm os seus limites.

Em 1996, quando ele era um estudante de doutorado em Ciências Biomédicas Básicas, biólogo Orduz focada em proteína Cry11Bb de serovar Bacillus thuringiensis. medellin, particularmente em um grupo de aminoácidos que fazem parte da sua formação, e concebido um modelo teórico tridimensional. Com esta informação, ele se aproximou de biofísica, através do laboratório do Professor Viktor Lemeshko, especializada em trabalhar com biomembranas.

Assim começou um trabalho interdisciplinar foi analisar regiões Cry11Bb, com base no estudo das propriedades físico-químicas e biofísicas. Além disso, o Professor Lemeshko aprofundados no modelo de estudo de mitocôndrias (que fornece a maior parte da energia necessária para a respiração celular), células vermelhas do sangue e lipossomas (bolhas de lípidos do mesmo material encontrado na membrana celular).

Por sua vez, o professor Orduz trabalhou com microorganismos e insetos, porque ele tinha descoberto que os compostos da proteína encontrada tinha semelhanças com alguns péptidos produzidos pelo sistema de defesa dos «bugs», por exemplo, cecropinas (isolado pela primeira vez hemolinfa -sangue dos insetos de Hyalophora seda borboleta cecropia).

Por isso, eles desenharam um experimentais gerente modelo de membranas de busca de perfuração. Assim, eles mostraram que o péptido sintético tem a propriedade ionófora, isto é, células perfura para iões de potássio, sódio, cloreto; É também policatiónico, tem muitas cargas positivas.

Os péptidos podem ser distinguidos se eles têm cargas positivas ou negativas e a capacidade de solubilidade na água. Dependendo dessas propriedades, e mais interagir de maneiras diferentes com outras moléculas. Em seguida, «um péptido carregado positivamente vão ser atraídos pelas cargas negativas de uma célula, o que faz com que a permeabilização da membrana, colapso eléctrico e, por vezes, perda do conteúdo da célula,» dizem cientistas.

O estudo mostrou que as mitocôndrias são muito sensíveis a péptidos, tais como patenteados pela ONU, quando respiram e gerar um potencial de membrana de alta eléctrica. Isto indica que as bactérias, que são muito semelhantes para as mitocôndrias, poderia ser eliminado por estes péptidos.

 

O composto pode ser utilizado em humanos desenvolvidos, medicina veterinária ou agricultura, para utilização terapêutica ou preventiva, por meio de comprimidos, drageias, suspensões orais e injectáveis, entre outras formulações.

A patente concedida pela Superintendência de Indústria e Comércio, é evidência de que para além de commodities, a Colômbia é capaz de competir com qualidade e relevância através da ciência e tecnologia de classe mundial. (Fonte: UNC / DICYT)

Fuente: http://noticiasdelaciencia.com/not/19960/patentan-un-peptido-con-potencial-antibiotico/