Em Córdoba desenvolveu um aplicativo para se comunicar com deficiência

678

CORDOBA  A busca de uma solução para um problema familiar levou à concepção de um aplicativo que facilita a comunicação de pessoas com diferentes tipos e graus de deficiência. Três jovens desta província criado OTTAA Projeto que em menos de um ano, e ainda em fase de desenvolvimento, tem cerca de 1.100 usuários.

O grupo de trabalho é composto por Hector Costa, 27, um graduado de Engenharia Biomédica da Universidade Nacional de Córdoba; Cristian Gutierrez, 25 anos, que terminou em Engenharia de Computação e Carlos Costa, 24 anos, formou-se em Comunicação Social pela Blas Pascal.

Os irmãos Costa iniciou o desenvolvimento para ajudar a comunicar sua avó, que sofre de doença de Alzheimer. Para a formação de Hector em matéria de tecnologia para pessoas com deficiência, ele sabia que os instrumentos que estavam no mercado, sabia da existência de pictogramas (desenhos) e sua aplicação para a comunicação alternativa de pessoas com diferentes deficiências.

O ARASAAC pictogramas básico (Aragonês Portal da Comunicação Suplementar e Alternativa nascido em 2007) está usando pacientes de Alzheimer, afasia, paralisia cerebral e autismo e outros problemas. Eles aprendem a se comunicar com as imagens de ações ou objetos olhar para as folhas da brochura e dizer.

«Nós pensamos, e têm um código de comunicação, nós damos um fio rotação que não é apenas a digitalização», ele disse ao jornal La Nacion Carlos Costa. Assim começou sensores de usar telefones celulares para entender o ambiente (hora, dia, calendário de nomeação, tempo). «A ligação entre a imagem eo contexto é a chave», acrescenta.

 

 

Hector Costa, Carlos Costa e Cristian Gutierrez. Cortesia ottaa Projeto ..

A aplicação tem uma auto-selecionar o menu de configuração, mas o usuário também pode olhar para fora; mas a vantagem é que existem recomendações baseadas em uma redução de opções que torna mais fácil para os pacientes que precisam.

A equipe aperfeiçoou o aplicativo trabalhando em dois centros de reabilitação Villa Carlos Paz (San Francisco de Asis e Mariette Lydis). Eles receberam a colaboração de assistentes médicos, terapêuticos, psicólogos e psicopedagogos, com base na qual foram acrescentando, acrescentando opções e melhoria do instrumento.

«O aplicativo oferece a opção de edição, o usuário pode ajustar -describes Costa- Se uma pessoa pode escolher o café ou o banco; .. Se for um menino, doce ou um brinquedo Isso significa uma melhor comunicação, mais preciso.»

Em desenvolvimento

O Projeto ottaa é gratuito e pode ser baixado a partir do seu site. «Precisamos de continuar a expandir a sua utilização enquanto nós queremos que você nos enviar sugestões para melhorar ainda mais», Costa pergunta.

Jovem acabado de voltar de cinco meses em Dubai, onde participaram de uma empresas de saúde geração programa e os investidores procuraram para financiar o trabalho. O site também permite que aqueles que querem fazer doações.

«Nós não temos nenhuma finalidade económica, sempre procurar para gerar uma solução para um grupo vulnerável para alcançá-los seria a chave para nos ajudar, por exemplo, o Ministério da Saúde», diz ele. Eles foram contatados a partir do exterior, mas por agora mergulhar se eles podem concluir o trabalho na Argentina.

Apesar de completar a busca de investidores, trabalhando em outro aplicativo para pessoas completamente paralisado, mas consciente do meio ambiente. Quando perguntado se Nation gostaria máquina que usa o físico Stephen Hawking, Costa explica que a principal diferença é que ele já sabia onde sua doença evoluiu e o computador «foi treinado antes.»

«O algoritmo de computador aprendi com ele e tal desenvolvimento dos US $ 500000 -relata-. O que propomos é que a máquina faz uma interpretação do ambiente, que é a principal potência do seu algoritmo, que também significa que o usuário ; buscamos um desenvolvimento que não é para uns poucos «.

fonte: http://www.lanacion.com.ar/1909133-desarrollan-en-cordoba-una-aplicacion-para-que-se-comuniquen-discapacitados