Comeza uma nova era de colocacao de marcapasos

1970

Buenos Aires (Argentina) .- Em junho será implementado pela primeira vez na Argentina um marcapasso sem cabo. Este novo dispositivo sem fio é tão pequeno quanto um flash drive ou uma pilha triplo A. E, ao contrário pacemaker tradicional, é colocado diretamente no coração através de uma cirurgia minimamente invasiva, o que reduz o risco de complicações, hematomas e infecções durante o procedimento.

A nova tecnologia já é utilizada na Europa e os EUA, onde se aprovou uma versão nano. Em nosso país, será uma equipe médica no Instituto Cardiovascular de Buenos Aires responsável pela implementação, pela primeira vez, este dispositivo utilizado em pessoas cujo muito lenta ou irregular coração batendo.

Esta situação ocorre principalmente como resultado de condições, tais como bradicardia sintomática ou fibrilação arterial, doenças geralmente diagnosticados em adultos mais velhos.

estatísticas locais mostram que na Argentina são implantadas a cada ano, entre 20 e 25 mil pacemaker tradicional; ou seja, modelos que utilizam a cabo. Portanto, os especialistas estão entusiasmados com a mudança para pacientes representam a disponibilidade deste novo modelo do dispositivo.

«Uma vez que temos o pacemaker, o paciente vai escolher e dentro de 15 ou 20 dias fará com que o implante já com uma técnica minimamente invasiva vindo a utilizar para outras intervenções Ela insere um cateter através de uma pequena punção na virilha, além do que receberam treinamento adicional para fazer um uso específico para este dispositivo «, disse Fernando Scazzuso, chefe de Arritmia e Eletrofisiologia ICBA, uma instituição que realiza mais de cem implantes de marcapasso a cada ano.

O novo dispositivo não pode ser usado em todas as pessoas com distúrbios do ritmo cardíaco, como é unicameral (funciona apenas no ventrículo); enquanto alguns pacientes necessitam de um marca-passo tradicional de câmara dupla (ventricular e fibrilação), uma equipe que não tem sua versão sem fio.

Atualmente esta solução está sendo fabricado por duas empresas: St. Jude Medical e Medtronic. O primeiro recebeu no final de 2015, a aprovação pela ANMAT e a segunda aprovação acaba de receber da FDA, que deverá atingir os profissionais argentinos em cerca de um ano.

«No contexto da medicina moderna esta pacemaker é algo muito novo e importante, especialmente para a velocidade da técnica de instalação e as possibilidades oferecidas. Nós já foram trabalhar na formação de médicos, e os resultados que vemos são muito promissores «, disse Oscar Mangano, gerente de produto da empresa St. Jude Medical Argentina.

«As complicações associadas ao procedimento de implante de marcapasso convencional têm entre 6 e 9%, encontram-se o novo sistema reduz o risco e melhorar a satisfação do paciente, entre outras coisas porque o processo é minimamente invasivo e não deixa cicatrizes ou saliências» disse Gustavo empregada doméstica, cabeça de arritmias do Hospital Italiano de Buenos Aires.

 

«Por outro lado, o risco de hematomas, infecções aparecer a partir de ‘bolsa’ contendo o gerador é também inferior. Além disso desaparecer complicações associadas com o cabo de idade, tais como fratura, quebra do isolamento, trombose ou equipes de obstrução venosa. E também tem menos restrições de atividade pós-implantação «, acrescentou o especialista. Maid disse que é possível que nesta instituição breve também o novo dispositivo é implantado. «Nós estamos esperando para estar disponível para atender a formação e começar a usá-los.»

Outra vantagem que o marcapasso sem fio sobre o tradicional é a possibilidade de substituição: «Quando um paciente necessita de um pacemaker permanente, ou seja, ao longo da vida, a cada oito ou dez anos que você tem que substituir a bateria. Nestas novas também, mas a diferença é que na tecnologia convencional mesmo mudando os cabos da bateria, não toque e, portanto, são antigas. No entanto, neste caso, o dispositivo é removido e um novo é colocado directamente «concluiu Scazzuso.

– Siga a sua marcha o processo de miniaturização

Esta semana, a Food and Drug Administration (FDA por sua sigla em Inglês) dos Estados Unidos aprovou o marcapasso Medtronic sem cabo. O novo dispositivo da marca, destina-se a pacientes com fibrilação atrial ou síndrome de bradicardia, é chamado Micra Transcatheter sistema de estimulação e se tornou o mercado mais pequeno, com apenas 2,54 centímetros. Este modelo também posicionado directamente sobre o coração, através de um cateter e por meio de uma incisão feita na virilha.

«Ter o aval do FDA só resta para completar a aprovação para iniciar antes a gestão ANMAT, o que geralmente leva seis meses a um ano. Após esse tempo seria capaz de ter o pacemaker na Argentina «, disse Esteban Rizzolo, comunicação e marketing região Medtronic Atlântico Sul. A aprovação do FDA foi baseada em um julgamento envolvendo 719 pacientes, que em 98% dos casos apresentaram uma frequência cardíaca adequada seis meses após o implante.

Estima-se que em todo o mundo mais de 4 milhões de pessoas tenham implantado um pacemaker ou outro ritmo cardíaco controle do dispositivo, e que a cada ano passam por colocação entre 700.000 e um milhão de pessoas.

Fuente: http://www.proyecto-salud.com.ar/shop/detallenot.asp?notid=11893