Um sensor detecta infecções de feridas em um segundo

1039

Uma equipe de pesquisadores da Escola de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade George Washington  nos EUA desenvolveu um novo sistema que tem a capacidade de detectar a infecção da ferida em apenas um segundo.

Actualmente, o procedimento para determinar se a lesão de um paciente foi infectado é retardada de 24 a 48 horas. Isto é porque é necessário tomar uma amostra a partir da ferida, deixando-o numa placa de Petri durante a noite e esperar para ver se as culturas bacterianas são formados.

No entanto, detectar infecções em um estágio inicial é muito importante para os médicos a aplicar o tratamento adequado o mais rapidamente possível para evitar que o problema se espalhe e gerar males maiores.

Para acelerar o processo, este grupo de cientistas desenvolveu um sensor electroquímico descartável barato e revela imediatamente quanto à presença de organismos infecciosos em uma ferida. Especificamente, os pesquisadores usaram o dispositivo para detecção de piocianina, uma molécula produzida por bactérias Pseudomonas e é rotineiramente presentes em lesões crônicas.

Em ensaios clínicos que têm sido conduzidos até agora, a sonda tem micróbios correctamente 71% do tempo. Também tem sido capaz de identificar a ausência de bactérias em 57% dos casos.

«As infecções são um grande desafio na medicina, e utilizando esta sonda, fomos capazes de tirar proveito das moléculas únicas produzidas por bactérias para a infecção», disse Victoria Shanmugam, Diretor de Pesquisa .

O próximo passo é para optimizar o sensor e continuar o teste. No futuro, dará aos médicos um método rápido e eficaz para detectar infecções em feridas em menos de um segundo.

Este sensor não é a primeira solução vemos para identificar bactérias nas lesões. No vídeo você vai encontrar um pouco acima você pode ver um curativo inteligente que brilha se a ferida é infectada, desenvolvido pela Universidade de Brighton, no Reino Unido.

Fonte: :  http://computerhoy.com/noticias/life/sensor-detecta-infecciones-heridas-segundo-40241