Estudos apontan que em época de crise se debe investir mais en saude mental!

1184

Genebra 14 (Reuters) – Os países ricos e pobres deve aumentar o seu investimento na área da saúde mental, especialmente durante a recessão económica, quando as taxas de depressão e suicídio tendem a aumentar, disse a Organização Mundial da Saúde.

14 de julho de 2015

Um em cada 10 pessoas no mundo sofre de um distúrbio de saúde mental, mas apenas 1% da força de trabalho global é estas doenças, disse a agência da ONU. «Os recursos dedicados à saúde mental, tanto financeiros como humanos, continuam a ser extremamente baixo em todo o mundo», disse o Dr. Shekhar Saxena, diretor do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS.

Em países devastados pela guerra ou catástrofes naturais, os pedidos de cuidados de saúde mental vai aumentar, mas diminui o orçamento disse. «No geral, os países que enfrentam desafios socioeconómicos graves têm maior risco de problemas de saúde mental, em suas comunidades», disse Saxena. «As taxas de depressão e suicídio, na verdade, aumentar significativamente nos países experimentando uma crise econômica. Este é um desperdício de vidas valiosas que um país deve proteger mantendo a atenção em saúde mental dessas pessoas durante estes momentos de estresse «, acrescentou.

Há também uma grande desigualdade na assistência à saúde mental. Quase metade da população mundial vive em países com menos de um psiquiatra por 100.000 pessoas, enquanto que em países de renda alta a taxa é de um em 2000, de acordo com a Saúde Mental da OMS Atlas 2014. «Muitos países ricos dedicar recursos suficientes, mas o uso destes recursos não é o ideal. Too muitos esforços estão sendo feitos por pessoas que são pacientes internados em enfermaria psiquiátrica e outros e pouco esforço na assistência comunidade «, disse Saxena.