Saude-ÁFRICA: Se busca um milhao de enfermeiros

CIDADE DO CABO , 24 de julho de 2009 ( IPS) - Se os países pobres querem melhorar seus sistemas de saúde , eles têm de descentralizar e delegar tarefas médicas urgentes para enfermeiros e agentes comunitários de saúde , os especialistas recomendam .

1599

CAPE TOWN (IPS) – Se os países pobres querem melhorar seus sistemas de saúde precisam urgentemente descentralizar e delegar tarefas médicos enfermeiros e agentes comunitários de saúde, os especialistas recomendam.

«Você provavelmente não vai ter mais dinheiro do que temos, por isso devemos gastar sabiamente», disse Alan Whiteside, diretor da Divisão de Pesquisa em Economia da Saúde e Universidade de KwaZulu-Natal do HIV / AIDS na África do Sul.

Whiteside acredita que é «absolutamente essencial» responsável perante organizações e governos de suas despesas de saúde internacionais para controlar as áreas que o dinheiro está indo e assegurar a aplicação efectiva.

«Dinheiro VIH (vírus da imunodeficiência humana) deve ser utilizado para criar sistemas de saúde», não só para o tratamento, Whiteside estressado.

O conselheiro de política da Sociedade Internacional de Aids, Jacqueline Bataringaya, disse que «em nossos sistemas de saúde existem deficiências graves, e não pode avançar sem enfrentá-los.»

A Sociedade Internacional de Aids foi o organizador da Quinta Conferência sobre Patogênese, diagnóstico e tratamento, que concluiu na quarta-feira na Cidade do Cabo.

«Na África precisamos de mais médicos, enfermeiros e parteiras milhões», disse Bataringaya.

Ele também sugeriu que o financiamento é limitado pela crise financeira global, os países em desenvolvimento têm de identificar as prioridades para avançar. «Precisamos ver o que podemos fazer com o dinheiro que temos», disse Bataringaya.

Segundo Whiteside, para melhorar os sistemas de saúde é fundamental para aumentar o número de pessoas que trabalham neles. Por muitos anos, a África lamentou a escassez de recursos humanos qualificados, especialmente porque a equipe migraram em massa para trabalhar nos países industrializados e recebem salários mais altos. Mas pouco foi feito para melhorar a situação.

«Infelizmente, apesar dos números, a África do Sul ainda está fazendo o mesmo», disse Whiteside.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 37 por cento dos médicos formados na África do Sul que trabalham no mundo industrializado. Enfermeiros de pós-graduação no país são quase um décimo da força de trabalho na Alemanha, Austrália, Canadá, EUA, Finlândia, França, Grã-Bretanha e Portugal.

Whiteside sugeriu a criação de um imposto para governos ou empresas nas nações industrializadas que empregam trabalhadores de saúde de países em desenvolvimento para compensar a perda de pessoal treinado.

Mas Michel Kazatchkine, diretor executivo do Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária, defendeu a forma como a assistência financeira seja utilizada, argumentando que os orçamentos têm sido desenvolvidos para aumentar o número de trabalhadores de saúde, especialmente em países em desenvolvimento.

«Um quarto de todos os recursos do Fundo Global vão apoiar o pessoal de saúde, por exemplo, para o treinamento, job rotation, e assim por diante. Nos últimos seis anos, investimos 4.000 milhões de dólares», disse ele.

No entanto, Kazatchkine admitiu que o fosso entre os países industrializados e em desenvolvimento na prestação de cuidados e tratamento do HIV (que causa a SIDA) países continua a aumentar.

«Isso gera grande preocupação. Estamos diante de dilemas impossíveis com níveis insuficientes de cuidados, e não há espaço para receber mais pacientes», acrescentou.

Kazatchkine disse que estava otimista sobre a possibilidade de obter mais fundos para se dedicar ao HIV, e promoveu a idéia de encontrar novas fontes de financiamento, como o plano de Debt2Health recentemente lançado (Dívida para a Saúde), o Fundo Global.

Este plano propõe eliminar uma parte da dívida de um país em desenvolvimento, desde que a metade destes fundos são gastos em investimentos no sistema de saúde desse Estado.

«Esta é uma forma inovadora para converter dívida em dinheiro ativa», disse Kazatchkine.

Em maio, a Austrália foi o primeiro credor de cancelar cerca de 60 milhões de dívida comercial indonésio como parte deste plano. Em vez de pagar sua dívida para com a Austrália, a Indonésia vai investir metade desse montante no seu sistema de saúde, com especial enfoque no aumento programas de tuberculose.

Outra maneira para os sistemas de saúde para maximizar as realizações dos limitados recursos financeiros é a rotação de tarefas, de acordo com especialistas.

Isto significa que os enfermeiros e profissionais de saúde não assumem tarefas especializadas tradicionalmente realizados por médicos, como aconselhamento psicológico, tratamento e gestão de cuidados para pessoas com HIV.

Isso libera o tempo da equipe médica caro para questões mais graves, garantindo um atendimento ao paciente mais oportuna diária.

«Revezamento de tarefas eo envolvimento da comunidade são essenciais para superar a falta de pessoal qualificado», explicou Whiteside.

Para ilustrar, ele citou o exemplo do Malawi, onde agentes comunitários treinados têm assumido com sucesso responsabilidades específicas da prestação de cuidados, tanto em casas e em clínicas. Isto alivia a carga de trabalho de enfermeiros e medicina.

Estes trabalhadores «são essenciais porque eles vêm diretamente para casas e comunidades», acrescentou Wafaa El-Sadr, diretor do Centro Internacional para Cuidados e tratamento para AIDS.

«O desafio é como institucionalizar e remunerar esses novos trabalhadores e como torná-los parte integrante do sistema de saúde», disse ele.

Isso tem sido feito com sucesso em Lesoto, onde Scott Hospital iniciou um programa sobre os cuidados de HIV e terapia antirretroviral administrado por enfermeiras, e significou para adultos e crianças no distrito.

Esse hospital, localizado nas planícies do oeste mexicano, tem 14 clínicas associadas que atendem a mais de 900 aldeias.

Enquanto antes havia apenas um médico para cobrir todo o distrito de saúde corresponde ao hospital, há agora cerca de 100 enfermeiros e pacientes vendo não qualificados. Lesoto sofre de uma grave escassez de profissionais de saúde, com uma média de cinco médicos e 63 enfermeiros por 100.000 pacientes.

«Foi uma tarefa titânica. Temos um grande número de infecções por HIV devido a uma prevalência de 23,2 por cento do vírus combinado com recursos humanos muito limitados. Nós tivemos que ser muito inovador e descentralizar o atendimento de pessoas com HIV», disse ele Scott Hospital superintendente médico, Lipontso Makakole.

A mudança consistiu de formação na área das questões clínicas de enfermagem para tomar tarefas médicas, e treinar trabalhadores não qualificados para prestar aconselhamento e preparação de tratamento anti-retroviral, a fim de libertar as enfermeiras.

«Em 2008 nós iniciamos 37 por cento mais pacientes em terapia anti-retroviral. Além disso, 80 por cento dos adultos e 89 por cento das crianças receberam cuidados para o HIV. Estes são resultados que mostram muito favoráveis ​​que funciona saúde levou enfermagem «, disse Makakole.
FONTE

IPS Notícias